Botox Capilar Alisa?

O botox capilar é uma química realizada nos cabelos que preenche as fibras capilares. Apesar do nome botox, o botox capilar não tem nada a ver com a toxina botulínica – usada para tratamentos estéticos – o nome é apenas uma referência ao preenchimento, que acontece na fibra capilar. O botox capilar é confundido com uma escova progressiva menos agressiva, mas há algumas diferenças entras elas. O botox capilar não costuma ser tão agressivo quanto a escova progressiva e também não costuma conter formol na sua fórmula. Diferente da escova progressiva, cujo alisamento é semipermanente e feito pela selagem temporária da queratina líquida, o botox capilar restaura a massa capilar, recupera os nutrientes perdidos. O cabelo fica com aspecto liso nos primeiros dias devido o efeito do botox, que alinha os fios, mas após algumas lavagens o efeito liso costuma sair.

Botox Capilar no Cabelo Crespo

O botox capilar serve para reconstruir a estrutura capilar. Proporciona um efeito mais saudável, nutrido e alinhado do cabelo. Para quem fez químicas no passado, como alisamentos, descolorações e outros procedimentos, o botox capilar pode ser uma boa solução para recuperar a saúde do cabelo. O botox capilar pode ser feito nos cabelos crespos, mas é necessário ter uma atenção extra: muitos salões vendem escova progressiva sob o nome de botox capilar. A escova progressiva danifica os cachos, impedindo que eles fiquem definidos. O botox capilar alisa o cabelo nos primeiros dias, após a primeira lavagem é normal o cabelo voltar a cachear, mesmo que sem o volume anterior.

Mulher negra de óculos e sorridente com cabelo crespo.

É normal o cabelo crespo ser mais ressecado que os outros tipos de cabelo. Isso acontece porque os cachos desde a raiz até as pontas fazem o formato Z e impedem que a oleosidade natural chegue até as pontas. O botox capilar promete tratar temporariamente (por um período de até 3 meses) deste problema. Muitas mulheres ficam com receio de fazer o botox capilar com medo que o cabelo alise permanentemente e perca a definição. Se você quiser tratar o ressecamento do seu cabelo sem fazer química, você pode fazer um cronograma capilar. Saiba mais sobre cronograma capilar aqui.

Botox Capilar no Cabelo Cacheado

Assim como nos cabelos crespos, os cabelos cacheados sofrem com o ressecamento, porém os fios são em formato S. Então pode ser comum a raiz ser oleosa e as pontas serem secas. Esse tipo de problema pode deixar o cabelo com pontas duplas e frizz. O botox capilar, por ser uma bomba de nutrientes, trata do problema de ressecamento das pontas do cabelo de uma vez só. É necessário alguns cuidados para que o cabelo não fique oleoso demais na raiz, como evitar lavar todos os dias e usar água quente para lavar as madeixas.

Mulher com a mão nos cabelos cacheados

O efeito mais comum do botox capilar em cabelos cacheados é o cacho ficar mais aberto, sem pontas duplas e com muito menos volume. Apesar dos cachos abrirem e o volume diminuir consideravelmente, o botox capilar proporciona cachos mais definidos, pois os fios estão alinhados e bem nutridos.

 

Botox Capilar que não Alisa o Cabelo

O botox capilar NÃO alisa o cabelo. O que acontece é um efeito temporário que dura até a primeira lavagem. Durante o processo de aplicação do produto usado para o botox capilar é necessário secar o cabelo e escovar. Para selar o produto e garantir o efeito reconstrutor e nutritivo é necessário pranchar o cabelo mecha a mecha. O alisamento durará até o primeiro contato do cabelo com água. Se você não quiser o efeito liso do cabelo, não tem problema. Você pode lavar o cabelo depois de 24 horas da aplicação e selagem do botox no seu cabelo.

Mulher loira com cabelos ondulados de costas.

 

Cuidado na Hora de fazer Química!

Tenha muito cuidado na hora de fazer o botox capilar! Muitos salões que se preocupam mais com o lucro costumam aplicar alisamentos de progressiva com o nome de botox capilar. Preste muita atenção no salão que você fará o procedimento, faça perguntas, peça para ver o produto que será usado. Veja a composição e preste atenção, a maior parte dos botox capilares possuem essa fórmula:

Água purificada, Edetato Dissódico, Álcool cetoestearílico, Estereamidopropil Dimetilamina, Ésteres Cetílicos de Manteiga de Karité, BHT, Metilisotiazolinona (e) Metilcloroisotiazolinona, Colágeno Hidrolisado, Emulsionante de Silicone Aniônico, Silicone Amínico (C13-15 Alkoxy), Ácido Cítrico, fragrância.

Fuja do Formol

O uso do formol em alisantes é proibido pela ANVISA. O formol só é permitido usar em conservantes de uso industriais. Se existe algum produto alisante a base de formol, fique atento, pois ele não é aprovado pela ANVISA, portanto é proibido e pode causar riscos à sua saúde. O uso de formol pode desenvolver câncer, segundo a própria Organização Mundial de Saúde (OMS). Quando o corpo é exposto ao formol por muito tempo ele apresenta riscos de câncer na boxa, pulmão, cabeça e no sangue.

Para ter certeza que o seu botox capilar não possui formol basta cheirá-lo. O cheiro é bastante característico e forte. Em contato com a pele pode causar vermelhidão, dor ou queimaduras. Nos olhos causa lacrimação e irritação. A inalação do produto pode provocar dores de garganta, tontura, tosse, irritações no nariz.

Fontes:

http://siaibib01.univali.br/pdf/servicos-terapias-capilares-nos-saloes.pdf 

https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/minha-vida/anvisa-revela-uso-irregular-de-formol-em-saloes-de-beleza,42b9ef490dafc13997043c0a8c1880c8yfhhjcy7.html

http://siaibib01.univali.br/pdf/Antonio%20Martins%20Varela.pdf

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *