Equipamentos de cabeleireiros dispostos lado a lado em uma mesa branca.

Botox Capilar – Química ou Hidratação?

O botox capilar é um preenchimento das fibras capilares. Ele age repondo os nutrientes e a massa perdida do fio. O botox capilar tem um efeito parecido com a escova progressiva, pois assim que ele é feito o cabelo fica com um aspecto de liso, alinhado e saudável. Porém, a escova progressiva permanece com o efeito liso por alguns meses, enquanto que o botox capilar após a primeira lavagem já retorna para a textura natural do cabelo.

Mulher com revista, óculos laranjas e bobs no cabelo

O botox capilar é muito utilizado para tratar o frizz, pontas duplas, cabelo ressecado e quebradiço. Outro efeito do botox capilar, é a formação de uma capa protetora no fio, protegendo de agentes externos que agridem a saúde do cabelo, como chuva, vento, sol e poluição. O botox capilar é indicado para todos os tipos de cabelo, mesmo os mais crespos, ele trata o ressecamento natural desse cabelo e dá um aspecto mais vivo para os cachos. Os produtos para botox capilar são bastante variados em suas composições, eles podem ou não conter formol (a porcentagem permitida é de 0,2%) ou liberar esta substância. Procure o cabeleireiro escolhido para tirar as dúvidas sobre o produto usado para o botox capilar.

O Botox Capilar é Química?

É comum tratarmos como cabelo quimicamente tratado todos os cabelos que tiveram a sua textura ou cor alterados por algum procedimento. Descoloração e progressiva são químicas, por exemplo. Muitos profissionais não consideram tratamentos que  não alteram a estrutura capilar como química, como hidratações e reconstruções por exemplo. Os cabelos quimicamente tratados necessitam de uma série de cuidados e sofrem com restrições para que não aconteça o corte químico.

Equipamentos de cabeleireiros dispostos lado a lado em uma mesa branca.

Mesmo não alterando a estrutura do cabelo, preste atenção aos tratamentos capilares que você está fazendo. Se acontecer de você misturar uma química que tinha amônia na composição com um botox que tem hidróxido de sódio pode ter certeza que vai ter um corte químico. O botox capilar é uma forma de reconstruir a estrutura do cabelo, mas se acontecer de sobrepor químicas passadas sem ter passado o tempo de pausa indicado, é melhor recorrer a um método menos potente.

O que é o Corte Químico?

Corte químico é quando acontece uma desestruturação da fibra capilar devido a muitas químicas seguidas, produtos não compatíveis ou até mesmo uma química em um cabelo muito frágil. Também pode acontecer por erro no tempo de aplicação de produtos, erro na quantidade e coisas assim. Faça sempre o teste de mecha, ele poderá te prevenir de ter um corte químico. O corte químico geralmente quebra o cabelo na metade. Os fios não ficam quebradiços ou ressecados, eles caem mesmo, como se tivesse cortado com uma tesoura.

Como Tratar um Corte Químico?

O corte químico pode ser bem difícil de recuperar, no pior dos casos pode levar um período de até 2 anos para recuperar totalmente o cabelo. A solução mais fácil e prática é cortar imediatamente o cabelo. Assim o cabelo não fica com o aspecto de palha quebradiça. Monte um cronograma capilar, dando preferência para produtos naturais. Geralmente o cabelo que sofreu com corte químico fica elástico e com aspecto emborrachado. Portanto, priorize as etapas de reconstrução por pelo menos um mês. Quando o cabelo deixar de ficar elástico você pode adaptar o cronograma. Não sabe o que é cronograma capilar? Você pode saber mais clicando aqui.

O Botox Capilar é Hidratação?

O botox capilar serve como um tratamento único que junta o melhor da reconstrução, nutrição e hidratação. Ele repõe a massa perdida nos fios (reconstrução), restaura os nutrientes responsáveis pelo aspecto saudável do cabelo (nutrição) e sela as cutículas do fio, tornando ele alinhado e brilhoso (hidratação). Então não é possível dizer que o botox capilar é unicamente uma hidratação. Ele é um potente tratamento para cabelos danificados, a não ser que você tenha tido um corte químico, o botox capilar é a melhor forma e a mais rápida de restaurar o aspecto saudável do cabelo.

O Botox Capilar Alisa Permanentemente?

Não, a não ser que você retoque em um curto período de tempo (indicado pelo cabeleireiro), o cabelo não ficará liso para sempre. O alisamento proporcionado pelo botox capilar é temporário e sai assim que for feita a primeira lavagem no cabelo. Se você deseja alisar o cabelo sem recorrer para a escova progressiva, você pode fazer botox capilar, mas é um alisamento a longo prazo. A curto prazo ele irá abrir mais os cachos e alinhar o cabelo, mas levaria mais de um ano para conseguir um resultado 100% liso.

Mulher loira com cabelos cacheados.

Fontes:

http://www.iq.usp.br/bayardo/bioqbeleza/bioqbeleza.pdf

http://www.repositorio.bahiana.edu.br/jspui/bitstream/bahiana/208/1/tipos-de-cabelo.pdf/

http://www.scielo.br/pdf/qn/v22n6/2588.pdf

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *