Como cuidar do Cabelo Cacheado?

Por muito tempo o cabelo cacheado foi considerado cabelo bagunçado, sujo e feio. Químicas para alisar eram muito comuns, ainda são, mas as mulheres estão se libertando e principalmente, libertando seus cachos. Quando o cabelo cacheado passa pelo processo de alisamento, os fios ficam fragilizado, corre mais riscos de quebrar e ficar ressecado.

Assumir o cabelo cacheado não é apenas deixar um costume e uma imposição, é necessário aprender toda uma rotina nova com o cuidado do cabelo, para que os cabelos fiquem saudáveis. Porém, são poucos os salões de beleza que sabem mexer com o cabelo cacheado. A busca por informações geralmente parte das próprias mulheres que buscam os cachos bonitos. 

Quero deixar de Alisar o Cabelo

Se você tem o cabelo liso e quer deixar de alisar, você vai precisar de paciência e muito amor, pois o processo não é fácil. O nome desse processo de “cachear” o cabelo de volta é transição capilar. Durante esse processo, deixa de lado os processo químicos de alisamento e busca restaurar o cabelo natural. 

Para começar, a pessoa pode escolher ir cortando a parte alisada, conforme o cabelo cresce e assim tirar a química. O Big Chop é o corte “radical” da parte alisada. Com o Big Chop a transição capilar pode durar menos tempo. Para a transição capilar dar certo e você conseguir os seus cachos saudáveis e volumosos, é necessário uma série de cuidados básicos, que são válidos mesmo para quem não precisa da transição capilar.

Como Cuidar?

Há várias formas de cuidar do cabelo cacheado, alguns mais simples do que outros. Você pode começar com a sua rotina de lavar o cabelo. O cabelo cacheado já é mais ressecado do que o cabelo liso, portanto, não lavar com água quente e não lavar todos os dias. Usar os produtos apropriados para cabelo cacheado e para o seu tipo de cabelo. Veja a imagem abaixo e descubra qual é o seu tipo de cabelo. 

Imagem ilustrativa dos tipos de cabelo cacheados.

Cronograma Capilar

Cronograma capilar é um método de cuidados dos cabelos. A pessoa monta uma rotina semanal divida em três etapas e dura quatro semanas. Ela é dividida em hidratação, reconstrução e nutrição. É indicado para todos os tipos de cabelo. Durante a transição capilar é normal o cacho não ficar tão definido e o cronograma pode ajudar com a definição. 

A etapa de hidratação é responsável pela reposição de água na fibra capilar. A hidratação deixa o cabelo macio e suave. A nutrição repõe os nutrientes no cabelo. É responsável por eliminar o frizz e dar peso ao cabelo. A reconstrução repõe a massa e a queratina no cabelo. 

Existem vários produtos no mercado que se encaixam nas etapas do cronograma capilar.Os preços variam muito, de R$5 a R$100. Busque por produtos próprios para cada etapa. Durante a hidratação, dê preferência a produtos com extratos vegetais, babosa, pantenol e vitaminas. Na nutrição,você pode usar óleo vegetal, cremes e manteigas vegetais. Existe uma técnica chamada umectação, que pode ser feita durante a nutrição, que é basicamente um banho de óleo vegetal no cabelo. O mais comum é com o óleo de coco. O objetivo da umectação é restaurar o brilho e a forma do cabelo. Você pode aplicar o óleo e deixar até 12 horas no cabelo, lavando bem para retirar o óleo.Durante a restauração você deve usar produtos com queratina, até mesmo queratina pura. Por ser a etapa mais potente do cronograma capilar, deve ser feita 1 vez a cada 15 dias se necessário.

Exemplo de cronograma capilar.


Como Cuidar do Cabelo Cacheado e Volumoso

O cabelo cacheado e volumoso passa a impressão de presença. É preciso muita personalidade para ter o cabelo com volumão! E convenhamos que cabelo cacheado e volumoso é lindo, não é? Para conseguir o poderoso volumão siga os passos abaixo:

  • Com o cabelo molhado, aplique creme de cabelo para cabelos cacheados;
  • Espere secar;
  • Assim que o cabelo estiver seco, abaixe a cabeça e bagunce com as mãos, sem dó;
  • Levante a cabeça e mexa o cabelo para o cabelo soltar da raiz, proporcionando o volume. 

Outra opção é o garfo de cabelo. Ele desprende os fios que ficam colados na cabeça após a finalização com creme. Para dar volume use o garfo de baixo para cima.

Mulher usando garfo

Investir em finalizadores é uma opção para manter os cabelos volumosos. Existe uma receita para manter os cabelos cacheados definidos, que é gelatina no creme de cabelo. Você precisa de gelatina incolor diluída em água (o suficiente para não ficar muito líquido) e um creme de cabelo. Misture a gelatina no creme de cabelo. Não use o creme na raiz do cabelo. 

E no Verão? 

Verão, sol, praia, mar, areia… tudo isso pode prejudicar o cabelo. Há produtos que podem proteger o cabelo dos danos do sol. Use um finalizador com protetor solar quando for para a praia ou até mesmo quando sair no sol. Tome uma ducha depois do banho de mar. O sal presente na água pode deixar os cachos ressecados e opacos. 

Fontes:


https://www.companhiadasletras.com.br/trechos/livro-dos-cachos.pdf

http://www.portalintercom.org.br/anais/sudeste2015/resumos/R48-0059-1.pdf

https://periodicos.set.edu.br/index.php/fitshumanas/article/view/4124

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *