Como fazer o Cabelo Crescer?

Em média o cabelo cresce aproximadamente 1,2cm por mês, mas geralmente o comprimento mensal varia de pessoa para pessoa. Depende de vários fatores como alimentação, cuidados, fator genético e outros fatores externos. Com algumas técnicas é possível acelerar o crescimento do cabelo, mas é necessário ter cuidado. Não é qualquer coisa que pode colocar no cabelo e diversos sites recomendam até mesmo remédios veterinários. Pesquise antes o que você quer e qual o efeito colateral que isso pode trazer.

O meu Cabelo não Cresce

Fatores muito importantes podem dificultando o crescimento do cabelo. É normal que após os 50 anos o crescimento do cabelo caia pela metade. A herança genética é um fator decisivo também. Se não for nenhum destes, é necessário prestar mais atenção à sua saúde. 

Faça um check up com o seu médico para saber se a saúde está boa. O cabelo é um dos primeiros a sofrer baixas quando a saúde está mal. Doenças crônicas como diabetes, artrite reumatoide e lúpus podem impedir o cabelo de crescer de forma saudável. Dependendo do estágio da doença, pode causar queda de cabelo severa. Problemas hormonais também podem prejudicar crescimento dos fios. 

Como Funciona o Crescimento do Cabelo

O crescimento do cabelo acontece em três fases e dura a vida inteira. A fase anágena é a primeira fase. É a fase de nascimento do fio e crescimento. Podemos reparar mais facilmente estes fios na região da testa. A fase catágena vem em seguida. É fase quando o cabelo está estabilizado no couro cabeludo. São os fios mais fortes e resistentes do cabelo. Por fim, a fase telógena é a fase da queda dos fios. O processo de crescimento do cabelo dura de 2 a 7 anos. 

Imagem mostrando o ciclo de crescimento do cabelo.

Os fios se formam dentro de um tubo chamado folículo piloso. Dentro deste tubo estão as células que formam a estrutura do fio e é onde a raiz ficará quando o cabelo se estabilizar. Fatores externos podem ajudar a crescer o fio, como tratamentos.

Importante lembrar que o crescimento do cabelo em homens e mulheres é diferente. Os hormônios sexuais influenciam no cabelo e na saúde deles. É comum o cabelo crescer mais em mulheres, ao mesmo tempo que ele é mais afetado em algumas fases, como a gestação e a menopausa. Durante a gestação a produção de hormônios muito maior que o normal estimula o cabelo a crescer. Muito comum ver mulheres reclamando que não conseguem mais ter o cabelão que tinham durante a gravidez. 

Meu Cabelo Cresce Ralo 

O cabelo fino pode ser tanto um fator genético quanto uma consequência de um problema de saúde. Quando se tem o cabelo ralo é difícil perceber o crescimento. Quando não se trata de um problema de saúde está liberado usar produtos para crescer o cabelo e dar volume.

Antes e depois tratamento cabelos ralos.

Há vários produtos que ajudam a dar volume. O truque é usar eles perto da raiz, assim o cabelo parecerá mais cheio. Use algum finalizador perto da raiz e arrume com os dedos. Cuide para o cabelo não ficar oleoso. Para o cabelo ficar mais encorpado você pode investir em mais etapas de nutrição. Não sabe o que é nutrição? Você pode saber mais clicando aqui.

Procure usar escovar com cerdas menores e macias, assim evitará que o cabelo quebre. Outro truque é tentar cortes mais curtos. Assim, os cabelos ficarão com a impressão de mais volumosos, além de que o cabelo liso acaba pesando e ficando mais “escorridos”. 

Como fazer o Cabelo Crescer?

Primeiro, antes de buscar receitas milagrosas você deve entender que não existe receita que faça o cabelo crescer 2cm por noite. O cabelo pode crescer talvez 2cm por mês com a ajuda de substâncias estimulantes. Existem shampoos específicos para ajudar no crescimento do cabelo. Geralmente são compostos por vitaminas e proteínas. Geralmente a vitamina B5 é usada para potencializar shampoos e máscaras de crescimento. 

Há métodos naturais usando óleos vegetais, mas é necessário ter muito cuidado com o uso destes óleos. Por exemplo, o óleo de rícino é um ótimo aliado no crescimento de pelos em geral, mas de forma alguma deve ser usado por gestantes. Pessoas com alergia também não deve usar. Faça o teste de toque antes de utilizar qualquer óleo vegetal. Aplique o óleo na parte interna do pulso – região onde a pele é mais sensível – e espere 24 horas. Se não aparecer vermelhidão, coceira e qualquer outro indício de alergia, pode usar. 

Óleo de Rícino

O óleo de rícino é extraído das sementes de mamona, uma planta tóxica comum no Brasil. O óleo de rícino possui propriedades antifúngicas e antibacterianas. Essas propriedades ajudam a proteger o couro cabeludo, contribuindo para o crescimento saudável dos fios. 

Antes e depois do uso do óleo de rícino.

É rico em vitamina E e minerais. Essa composição acelera o crescimento dos fios e evita o surgimento de pontas duplas. Pode fazer parte do cronograma capilar na etapa de nutrição. Para usar no cabelo, você pode aplicar puro ou diluído em uma máscara. Para aplicar diretamente no cabelo, você deverá aquecê-lo por 10 segundos no microondas, pois o óleo de rícino é viscoso. Aplique no cabelo limpo e deixe por até 12 horas no cabelo. Caso queira usar com outros cremes, coloque uma colher de chá e misture até ficar homogêneo. 

Outras Técnicas para o Cabelo Crescer

  • Massageie o cabelo durante a lavagem, suavemente. Isso irá estimular a circulação sanguínea na região e portanto, o crescimento;
  • Não aplique condicionador na raiz do cabelo, isso irá obstruir os folículos e pode deixar o cabelo seboso e com caspa. Aplique o condicionador até 3 dedos da raiz;
  • Não lave os cabelos com água muito quente, além de prejudicar o couro cabeludo, pode atrasar o crescimento; 
  • Faça no mínimo uma hidratação por semana, use algum óleo vegetal para manter o cabelo saudável. 

 

Fontes:

http://www.scielo.br/pdf/%0D/abd/v78n3/16381.pdf

http://asser.com.br/rioclaro/graduacao/pedagogia/docs_professor/Cabelo%20bom%20cabelo%20ruim%20vol(4).pdf

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *