Como cuidar do cabelo quebradiço

Alguma vez você penteou o cabelo e notou, que ao terminar, vários ficavam na escova? Relaxa, isso é normal se o volume de cabelo não for grande. Pode ser que seu cabelo esteja quebrando. Calma, existe solução para este problema. Você percebe que o seu cabelo está quebrando ao invés de caindo quando você não consegue ver o bulbo da raiz na ponta do fio. Isso é normal em cabelos que caem naturalmente. Na quebra, o fio simplesmente se parte em dois.

O principal “sintoma” do cabelo quebradiço é a grande quantidade de fios que saem na hora do banho, pentear, passar a mão no cabelo. Também estão presentes o frizz, o ressecamento e o cabelo de aparência opaca. Até mesmo a textura do cabelo fica diferente, fica mais poroso e espigado. 

Cabelo quebradiço e ressecado pode ter várias causas, estresse, problemas de saúde e alimentação. Usar os produtos errados e prender o cabelo com muita força também pode quebrar o cabelo. Se o seu cabelo já está ressecado, independente do motivo, é bem provável que ele irá quebrar também. 

Como evitar a quebra? 

Há alguns truques para evitar que o cabelo continue quebrando e são bem simples. Confira abaixo o que fazer. 

  1. Use shampoo e condicionador apropriado para o seu cabelo. Importante ressaltar que os shampoos reconstrutores são indicados para cabelos quebradiços.
  2. Cuidado com a forma que você escova o cabelo. Pentear os cabelos de forma agressiva pode quebrar os fios com facilidade. Comece sempre de baixo para cima delicadamente. 
  3. Esfregar a toalha na cabeça para secar o cabelo pode abrir a cutícula do fio, deixando-o com frizz e espigado. Tenha cuidado. 
  4. Não prenda o cabelo molhado. Esse costume pode quebrar o cabelo tanto pela umidade do cabelo quanto pela borrachinha usada para prender.
  5. Finalizar o cabelo de forma apropriada pode evitar a quebra dos fios. Principalmente com o leave-in, que formará uma camada protetora em volta do fio. Pode evitar o ressecamento por fatores externos, como sol e poluição. 
  6. Dê um tempo na química. Fazer química no cabelo sem o devido cuidado com toda certeza vai detonar o seu cabelo. O mais indicado é dar uma pausa e criar uma rotina de cuidados para que o cabelo possa recuperar sua força e não quebrar mais. 
  7. Largar a chapinha e o secador. O mesmo esquema da dica acima, só que não precisa ser radical e parar. Diminuir a frequência de uso da chapinha e do secador pode fazer a diferença e recuperar a vida do cabelo. Se as duas ferramentas forem indispensáveis, invista em um bom protetor térmico, assim o cabelo não sofrerá tanto com o calor. 
  8.  Crie uma rotina de cuidados. Mais conhecido como cronograma capilar, essa rotina irá recuperar o cabelo mais rápido do que só seguir os passos acima. 

Cronograma capilar – o que é?

Cronograma capilar é uma rotina de cuidados com os cabelos composto por três tratamentos principais: hidratação, restauração e nutrição. Cada etapa do cronograma capilar restitui nutrientes e componentes específicos do cabelo. O cronograma capilar é um dos tratamentos mais indicados por cabeleireiros, já que não possui restrição. É o cuidado mais completo que existe e pode ser feito facilmente em casa.

Cronograma capilar para cabelo danificado.

Como funcionam as etapas?

A hidratação é a etapa mais conhecida e serve para recuperar a água dos fios. Os componentes mais completos para hidratar os cabelos são: D-Pantenol que proporciona hidratação de longa duração, maciez e brilho às madeixas. É possível encontrar em farmácias frasquinhos com essa substância pura. Misture em qualquer creme ou máscara para potencializar o efeito hidratante. 

nutrição é a etapa que regenera a massa capilar. Combate o ressecamento e dá peso e brilho para o cabelo. Repõe os lipídios, que são as gorduras benéficas do cabelo, que acabamos perdendo por diversos fatores. Há três formas de realizar a nutrição. Você pode optar por máscaras nutritivas, que são compostas por óleos e manteigas vegetais que normalmente agem de 3 a 5 minutos no banho. A umectação você pode usar óleo vegetal puro no cabelo de 30 minutos a 1 hora. A outra forma é a umectação noturna. É o mesmo esquema da umectação normal, a diferença é que você aplica o óleo vegetal no cabelo e dorme com ele. 

reconstrução é a etapa mais indicada para o cabelo quebradiço. A reconstrução age na reposição de proteína aos fios, principalmente queratina. Essa é a etapa mais potente do cronograma capilar, deve ser feita com um intervalo de 15 dias. Intercale com etapas de hidratação, mas principalmente etapas de nutrição. Para a reconstrução procure produtos com queratina, colágeno, creatina, arginina ou cisteína. 

Pó de gelatina incolor.

Receita caseira para tratar o cabelo quebradiço

A gelatina incolor é o ingrediente principal para tratar em casa o cabelo quebradiço. A gelatina contém uma grande quantidade de colágeno, portanto, age restaurando os fios enfraquecidos e impedindo a quebra. Para fazer esta receita você vai precisar de:

  • Meio pacote da gelatina incolor
  • 2 colheres (sopa) de máscara para cabelos 

Dissolva a gelatina em aproximadamente 100ml de água morna. Misture bem e cuida para não ficar empelotado. Assim que conseguir dissolver a gelatina misture na máscara. Aplique cuidadosamente mecha por mecha nos cabelos previamente lavados. Deixe agindo por 20 minutos. Retire em água corrente e finalize como desejar. Não repita esse tratamento por pelo menos 2 semanas. 

Fontes:

http://www.scielo.br/pdf/%0D/qn/v22n6/2588.pdf

https://repositorio.unesp.br/handle/11449/114540

http://repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/250470


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *