Cabelos Ressecados – Como Tratar?

É normal o cabelo ficar ressecado e podem ser várias as causas.Produtos errados, água do mar, excesso de chapinha, química…Enfim, são diversos os motivos. Podemos perceber o cabelo ressecado pela presença do frizz, volume sem controle, fios quebradiços,cabelo opaco, pontas duplas e fios difíceis de pentear. Há várias formas de tratar o cabelo ressecado. Descubra agora o que é necessário para deixar os seus cabelos maravilhosos novamente.

Mulher com cabelo ressecado.

Cuidados Iniciais

Um dos fatores que pode estar deixando o cabelo ressecado é o produto que você usa no seu cabelo. Pode ser qualquer um deles, shampoo, condicionador, creme, máscara. Dar uma checada na composição do que você está colocando no seu cabelo pode fazer a diferença na hora de cuidar das madeixas. Substâncias presentes nos produtos de cabelo, como a queratina, pode ressecar o cabelo. A queratina é benéfica para o cabelo, quando usada com um bom período de pausa entre as aplicações. O efeito do excesso de queratina no  cabelo é aspecto duro e a quebra dos fios.

Substâncias como sulfatos e parabenos presentes nos produtos capilares também podem ser a causa do ressecamento. A função do sulfato é retirar a gordura – isso resseca o fio deixando o cabelo com o aspecto de seco. Parabenos são conservantes sintéticos, a função é evitar a proliferação de organismos. Você pode encontrar na internet listas de parabenos e sulfatos que fazem malpara o cabelo.

Escolher o shampoo correto para o seu tipo de cabelo é importante para prevenir o ressecamento do cabelo. O ideal é você saber se o seu cabelo é seco, oleoso ou misto, para assim comprar o shampoo mais adequado para limpar e hidratar. O condicionador também pode ressecar o seu cabelo, principalmente se não enxaguar o suficiente e ficar resíduos. Na hora de lavar o cabelo preste atenção na temperatura da água. A água muito quente pode causar caspa, feridas no couro cabeludo e ressecar o cabelo. O ideal é água morna ou fria.

Como acabar com o Ressecamento?

Um cronograma capilar pode resolver o problema. Cronograma capilar é uma rotina de cuidados que intercala três tratamentos:hidratação, nutrição e reconstrução. Cada etapa dessa rotina restaura o cabelo de uma forma específica. Seguindo o cronograma corretamente, é possível diminuir o ressecamento do cabelo. O cronograma é indicado para todos os tipos de cabelo, sem nenhum tipo de restrição.

A hidratação é a etapa mais conhecida. Nela, você irá repor a água da estrutura capilar. A hidratação deixará o cabelo menos volumoso e macio. Ajuda a fechar as cutículas do fio, protegendo dos danos externos (sol, poluição). Ajuda a recuperar o aspecto saudável do cabelo, já que o cabelo ressecado os fios parecem porosos.

A nutrição é responsável por deixar os cabelos mais pesados e brilhosos. Nessa etapa os lipídeos do cabelo são repostos. A função dos lipídeos nas madeixas é deixar uma camada protetora nos fios.Essa camada mantém os cabelos brilhantes e as cutículas alinhadas.Pode ser feita de três formas: usando máscaras de nutrição,aplicando óleo vegetal por 30 minutos (umectação) e fazendo uma umectação noturna. A umectação noturna é indicada para quem tem cabelos muito ressecados.

A reconstrução é responsável pela reposição de queratina no cabelo. Quando o cabelo fica poroso, fino, ralo e elástico é a reconstrução que deve ser feita. Os produtos para reconstrução são a base de creatina, queratina, colágeno e aminoácidos. Tenha bastante cuidado ao fazer reconstrução. Por ser a etapa que cuidada estrutura do cabelo deve ser feita intercalada com etapas denutrição e reconstrução. Não deve ser feita sem o intervalo de 15 a 30 dias.

Exemplo cronograma capilar.

Para montar seu cronograma capilar você deve fazer um teste de porosidade. Isso garantirá que não terá etapas a mais na sua rotina.

O Teste de Porosidade

Para você fazer o teste de porosidade será necessário um copo com água. Pegue um fio do seu cabelo e coloque-o no copo. Espere 5 minutos e observe. Se o fio afundar, é porquê a porosidade está alta. Se o fio ficar no meio a porosidade não está tão grande. Se boiar o seu cabelo está com um bom nível de queratina e você pode fazer as outras etapas. A porosidade capilar é quanto o cabelo consegue absorver de água e outras substâncias e deve ser tratada com as etapas do cronograma.

Foto com três copos e um fio de cabelo dentro.

Monte seu cronograma personalizado conforme o teste de porosidade. O tempo indicado para o cronograma é de um mês.

 

Tratamento Caseiro

É possível fazer o cronograma capilar apenas com receitas caseiras e com ingredientes que temos em casa. Inclusive, usando produtos naturais as chances de alguma substância ressecar mais ainda as madeixas é menor ainda. Confira uma receita caseira para cada etapa do cronograma capilar. 

Hidratação 

Você vai precisar estar com o cabelo limpo para fazer a hidratação. Você vai precisar de babosa… e só. Aplique a babosa por toda a extensão dos cabelos. Cuidado com a parte da raiz, não é necessário aplicar nesta parte. Deixe por 30 minutos e enxague. Finalize como de costume. 

Nutrição 

Para a nutrição vai precisar de qualquer óleo vegetal. Cuidado com os óleos minerais, eles não nutrem o cabelo, apenas agem como se fossem uma “maquiagem”. Dê preferência para óleos vegetais prensados a frio. Um dos óleos vegetais mais acessíveis é o óleo de coco. Aplique no cabelo limpo e seco e espalhe bem. Deixe o tempo que quiser, depois lave o cabelo com shampoo e finalize como desejar.

Reconstrução 

Você vai precisar de um sachê de gelatina incolor, água e uma máscara qualquer de hidratação. Dilua a gelatina com água, o suficiente para diluir, mas sem ficar aguado. Misture na  máscara e aplique no cabelo. Deixe no cabelo por 30 minutos e enxague. 

 

Fontes: 

https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/5936/1/jordanadiasdossantos.pdf

http://www.surgicalcosmetic.org.br/exportar-pdf/1/1_n3_27_pt/Tratamentos-esteticos-e-cuidados-dos-cabelos–uma-visao-medica–parte-1-

http://www.studiodoscachos.com.br/studio/wp-content/uploads/2018/03/ebook-reeducacao-capilar.pdf

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *