Tratamentos para cabelo branco feminino

De um tempo para cá, os cabelos brancos se tornaram muito comuns por aí. As mulheres começaram a aceitar os seus grisalhos e a assumirem eles. Se tornou um charme e até mesmo a marca registrada de muitos ícones famosos. As mulheres antigamente tinham muito medo de assumir os brancos, com medo da aparência envelhecida. Hoje, o cabelo branco faz parte de uma imagem madura e elegante, se tornando o desejo das mulheres.

Mulher com cabelo branco e curto.

Para começar essa “transição” é necessário disfarçar a raiz e acabar com a diferença do cabelo natural e do cabelo pintado. É bastante comum mulheres mais velhas pintarem o cabelo frequentemente para esconder o cabelo branco. Quando a decisão de branquear o cabelo é tomada, é necessário tomar providências para diminuir a diferença de cores. Geralmente são indicados sprays que disfarçam a cor do cabelo ou o corte mais rente à raiz do cabelo. Dessa forma fica mais fácil mesclar os novos fios brancos com o cabelo de cor natural. 

Como surgem os fios brancos?

Alguns especialistas acreditam que acontece uma morte celular programada das células que produzem a melanina – pigmento que dá cor ao cabelo. É um fator que vária de pessoa para pessoa, depende do fator genético e da etnia. É comum pessoas brancas começarem a branquear os cabelos entre 35 e 45 anos. Já as pessoas negras essa idade sobe para 55 e 65 anos. A genética é quase que fator decisivo para a idade em que os brancos começarão a aparecer. Se os pais começaram a ter cabelos brancos jovens, quase certeza que os filhos também terão. 

O estresse é outro fator que acelera o processo de surgimento dos cabelos brancos. É recomendando levar uma vida tranquila se não quiser o cabelo branco. Acredita-se que o estresse seja o grande vilão que age contra as mulheres de idade mais avançada, pois além de branquear os fios, provoca a queda. 

Ainda não existe uma solução definitiva para acabar com os fios brancos. Por enquanto a solução mais indicada para quem tem cabelos brancos é pintar com frequência e retocar a raiz periodicamente ou assumir de vez os brancos. 

Como cuidar dos fios brancos?

O cabelo branco é um fio sem pigmentação nenhuma. Portanto, é muito mais propenso à danos externos, como vento, sol e poluição. Também amarela com muito mais facilidade que as outras cores de cabelo. O tratamento mais indicado para o cabelo grisalho é o matizador. É uma máscara ou shampoo de pigmentação roxa. O roxo funciona sobrepondo o amarelo, deixando o cabelo mais branco e até mesmo com um brilho prateado. 

É preciso um cuidado especial com produtos matizadores: eles ressecam o cabelo quando usados em excesso e podem quebrar. O ideal, para todos os tipos de cabelo, mas principalmente para os cabelos grisalhos, é fazer uma hidratação por semana. Há diversas formas de hidratar o cabelo em casa e são receitas práticas. Confira no final do texto algumas receitas para manter o cabelo branco. 

Máscara matizadora.

Proteja os cabelos sempre quando for sair no sol. Os raios solares podem comprometer a saúde das madeixas e também prejudicar o couro cabeludo. O sol também pode intensificar o amarelado no cabelo. Use cremes e finalizadores com a funcionalidade de protetor solar, assim você protegerá as madeixas dos efeitos do sol. 

Preste atenção nos agentes externos que podem prejudicar o seu cabelo. Chapinha, secador e babyliss geram mais calor do que o indicado para os cabelos. Os cabelos brancos são naturalmente mais frágeis que os cabelos pigmentados, se for possível risque estas ferramentas da sua rotina. Se não conseguir, procure por um protetor térmico de qualidade. 

Como o cabelo branco é naturalmente mais seco do que os demais, você vai precisar inserir alguns cuidados na sua rotina, como não usar com frequência o secador de cabelo, babyliss ou a chapinha, por exemplo. Assim, você evita a quebra do fio e os mantêm mais hidratados. Além disso, alisamentos e outros processos químicos também são prejudiciais. Se você não vive sem o secador e a chapinha, proteja seu cabelo com cremes e finalizadores. Os finalizadores criam uma espécie de capa protetora nos fios, evitando que o calor danifique o cabelo. A vantagem do finalizador é que quando o produto entra em contato com o calor ele libera propriedades hidratantes, podendo trazer mais de um benefício. 

O cuidado mais importante é: cuide da sua saúde e principalmente da sua alimentação. Quando a saúde não está bem o cabelo é o que sofre primeiro. Se notar que o seu cabelo ressecou ou começou a cair sem motivo aparente, faça um check up. Invista em uma alimentação saudável, é da alimentação que provém os nutrientes que deixarão o cabelo mais bonito. 

Mulher de idade com cabelo branco.

Fontes: 

http://www.schwarzkopf-professional.com.br/skp/br/pt/home/educacao/ask/competencias-essenciais/0116/basico-como-e-formada-a-cor-natural-do-cabelo.html

https://pt.scribd.com/doc/81979553/A-melanina-e-o-pigmento-responsavel-pela-cor-natural-do-cabelo

http://www1.sp.senac.br/hotsites/blogs/revistainiciacao/wp-content/uploads/2017/04/saude_bemestar.pdf

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *