Cabelos Finos e Oleosos – como Tratar?

Os cabelos finos são muito comuns, basta apenas olhar para a pessoa e você pode reparar que o cabelo dela não tem muito volume. Geralmente cabelos sem volume são mais finos que a média. Isso não é um problema, é um tipo de cabelo determinado pelo fator genético. Nem sempre os cabelos finos são oleosos, mas o cabelo fino tem uma probabilidade maior de serem mais oleosos que a maioria. Isso acontece porque a lubrificação natural do cabelo acaba escorrendo com mais facilidade pelos fios, deixando-o com aspecto seboso e sujo. 

Devido ao multiculturalismo étnico, o Brasil não possui uma espessura de cabelo “padrão”. Mas podemos ter uma base comparando com a média europeia e asiática, que são entre 0,04 a 0,1mm para pessoas de origem europeia e 0,08 e 0,12mm a média asiática. Podemos considerar que no Brasil diferentes espessuras podem ser finas. Nem todo o cabelo fino é liso. 

Mulher cabelo loiros, curto e fino.

Cuidados

Os cuidados que devemos ter com os cabelos finos é para eles não ficarem muito oleosos. Não tem como mudar a espessura do cabelo fino, podemos apenas alterar a aparência dele, usando finalizadores para dar volume e shampoos a seco para controlar a oleosidade. 

Oleosidade em excesso causa problema?

A principio, o cabelo oleoso atrapalha o crescimento natural dos fios. Isso acontece porque o couro cabeludo oleoso obstrui os folículos pilosos e para o cabelo crescer saudável precisa de um couro cabeludo limpo. 

Há algumas causas que pioram ainda o quadro de oleosidade: seja o cabelo mal cuidado ou fatores hormonais. As alterações hormonais fazem com que as glândulas produzam mais sebo, consequentemente o cabelo ficará mais oleoso. Uso exagerado de cosméticos e produtos não apropriados para o tipo de cabelo também pioram o quadro de oleosidade no cabelo. 

Fatores externos, como banho muito quente, prejudica muito a produção de sebo natural do couro cabeludo. Podem causar problemas como seborreia, que é uma doença na pele do couro cabeludo que provoca manchas. 

Como Combater a Oleosidade?

Muito importante não lavar o cabelo todos os dias. Remover a camada de oleosidade do cabelo estimula a produção de mais sebo. “Ah, mas se eu não lavar o meu cabelo todo os dias ele vai ficar MUITO seboso.” Não se preocupe, há uma solução para esse problema ela se chama: shampoo seco. 

Antes e depois do uso do shampoo a seco.

O shampoo a seco já é uma opção mais barata e viável para substituir a lavagem do cabelo (por um período curto). Para quem não sabe como é o shampoo a seco, ele vem em uma latinha spray e é um pozinho muito fino, quase impossível de ver a não ser que aplique em um cabelo bem escuro. Ele absorve a oleosidade do cabelo e é uma boa opção para evitar a lavagem diária no cabelo. Não deve ser usado frequentemente para não ressecar o cabelo. O shampoo a seco também proporciona o efeito volumoso nos cabelos mais ralos e finos.

Outro cuidado para evitar o cabelo oleoso é enxaguar bem os cabelos após a aplicação de produtos. Principalmente condicionador. O condicionador tem como função devolver a oleosidade que o shampoo tira. Para cabelos naturalmente oleosos, o condicionador pode ser um vilão no tratamento. Não aplique na raiz, aplique aproximadamente 3 dedos da raiz. Use um condicionador apropriado para cabelos oleosos. 

Como manter os Cabelos Finos Saudáveis?

Manter os cabelos finos saudáveis sem aspecto seboso é um desafio diário, já que qualquer coisinha deixa o cabelo com aspecto oleoso e escorrido. Uma dica muito importante é: se você depender de chapinha e secador use-os na temperatura mais baixa possível. Fios muito finos podem ressecar facilmente, principalmente se o uso de chapinha e secador for constante. Use um protetor térmico para manter os fios saudáveis e para dar volume no cabelo.

Use óleos vegetal no cabelo. “Oi, cabelos oleosos com óleo?” Isso mesmo. Fazer umectação (nome do procedimento de colocar óleo no cabelo) é a melhor forma de nutrir e dar volume para os cabelos. Além disso, o corpo entende que no couro cabeludo já tem óleo (que você mesma colocou) e diminui consideravelmente a oleosidade do cabelo. 

Mulher aplicando óleo no cabelo.

Aplique um óleo 100% vegetal no máximo duas vezes por semana. Importante ser um óleo vegetal pois os óleos minerais tem em sua composição petrolatos e parabenos, que podem realmente piorar a oleosidade do cabelo. Aplique na raiz com um algodão molhado, em seguida aplique com as mãos pelo restante do cabelo. Deixe por duas horas. Para retirar você deve lavar bem o cabelo. 

 

Fontes:

http://www.monografias.ufop.br/bitstream/35400000/1075/1/MONOGRAFIA_DesenvolvimentoFormula%C3%A7%C3%B5esCosm%C3%A9ticas.pdf

http://www.repositorio.bahiana.edu.br/jspui/bitstream/bahiana/tipos-de-cabelo.pdf

http://www.surgicalcosmetic.org.br/exportar-pdf/1/1_n4_40_pt/Tratamentos-esteticos-e-cuidados-dos-cabelos–uma-visao-medica–parte-2-

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *