Cabelos com luzes

Na hora de mudar o visual, trocar de cor, ou até mesmo radicalizar e pintar com uma cor fantasia, as luzes são as melhores opções. Por quê? Bem, qualquer tonalização mais clara que o seu tom natural requer uma descoloração. As luzes no cabelo são a melhor opção para descolorir sem agredir todo o cabelo. 

Além disso, as luzes por si só já dão um up no visual, iluminam o rosto, deixa o cabelo com aparência mais comprida e dão um visual contrastante  muito charmoso. É necessário alguns cuidados para manter as luzes bonitas e saudáveis, assim como o resto do cabelo. 

Mulher com luzes no cabelo.

Busque um profissional para fazer as luzes. Os procedimentos caseiros são arriscados, já que nem sempre temos conhecimento de como os produtos agem nas nossas madeixas. Todo o cuidado é pouco, então assim que decidir fazer luzes no cabelo, procure um cabeleireiro, ele fará um teste de mecha e te indicará a melhor forma de tratar após a descoloração. 

Escolha um profissional de confiança para fazer as luzes no seu cabelo. A descoloração é um processo muito agressivo, que altera a estrutura do cabelo e abre as cutículas do cabelo. Assim, os fios ficam mais vulneráveis e podem resultar em dano na fibra capilar. A importância de escolher um bom profissional é evitar qualquer efeito e resultado inesperado durante a mudança. Também é importante verificar se os produtos usados são de qualidade. O teste de mecha dirá se você tem alergia a algum componente dos produtos usados. 

Fiz luzes e agora?

É normal o cabelo ficar com duas texturas diferentes: a do cabelo natural e das mechas onde as luzes foram aplicadas. Também é comum que as mechas descoloridas embaracem mais facilmente e quebrem. Para evitar que o cabelo fique muito danificado você pode começar um tratamento antes de descolorir as mechas. Procure hidratar o cabelo semanalmente até um mês antes do dia do procedimento. 

Já fez as luzes e quer manter o aspecto saudável do cabelo? Invista em produtos específicos para cabelos com química. As mechas descoloridas vão precisar de cuidado redobrado, portanto, um sérum reparador também pode ser útil. Uma das melhores formas de restaurar a saúde do cabelo com luzes é usando óleo vegetal, de preferências nas pontas. O óleo de coco é a melhor opção, pois é barato e acessível. 

Escolha um shampoo para reconstrução e um condicionador hidratante. Assim você garantirá o aspecto saudável das mechas e  natural do restante do cabelo em um tratamento equilibrado. Cuidado com shampoos roxos, eles servem para o cabelo não amarelar, mas também ressecam mais ainda os cabelos, portanto, use-o com moderação. 

Máscara matizadora.

Se a chapinha e o secador forem indispensáveis da tua rotina, procure usar um protetor térmico. O calor fornecido por essas ferramentas prejudicam a fibra capilar, podendo danificar e ressecar mais ainda, principalmente onde tem luzes. O protetor térmico irá ajudar criando uma máscara protetora ao redor do fio, diminuindo consideravelmente os danos da alta temperatura. Alguns protetores térmicos são ativados quando entram em contato com o calor e podem oferecer benefícios como: cutículas seladas, hidratação e brilho. 

Corte o seu cabelo periodicamente. Com a química nas pontas podem surgir pontas duplas. A ponta dupla enfraquece os cabelos e cortar com frequência pode eliminar esse problema. O ideal é cortar uma vez a cada 3 ou 4 meses.
 

Rotina de cuidados
 

Uma rotina de cuidados com o seu cabelo pode fazer totalmente a diferença na aparência deles. Se o seu cabelo não for oleoso, não lave todos os dias. Importante lembrar que água muito quente pode danificar o cabelo e causar seborreia no couro cabeludo. 

Para manter o cabelo bonito, principalmente as luzes, faça hidratações pelo menos uma vez por semana. Pode ser feita no salão ou em casa. A hidratação vai restaurar a água e os nutrientes perdidos durante a descoloração. Há diversas máscaras em conta para hidratar o cabelo. 

Caso queira restaurar o cabelo e uniformizar a textura do cabelo, faça um cronograma capilar focando na nutrição e reconstrução. Essas duas etapas vão reestruturar o fio do cabelo e a massa, tornando-o mais brilhoso e definido. Não sabe o que é cronograma capilar? Clique aqui e saiba mais. 

Receitas caseiras 

Várias vezes temos ingredientes em casa que são potentes máscaras hidratantes e não nos damos conta. Confira abaixo algumas receitas caseiras para hidratar o seu cabelo. 

Abacate

O abacate é um ótimo aliado das madeixas saudáveis. Por ser natural, não oferece riscos à saúde. É rico em vitamina C, vitamina A e vitamina E, complexo B, potássio, zinco e outros diversos nutrientes. Para o cabelo, hidrata e nutre, deixando o cabelo mais brilhoso e macio. 

Abacate com mel.

Uma receita bem básica é a máscara de abacate com mel. Você irá precisar de meio abacate amassado, uma colher de mel e 4 colheres de sopa de leite integral. Misture até ficar uma pasta homogênea e aplique no cabelo. Deixe por 30 minutos. Na primeira aplicação você vai sentir seu cabelo mais macio. 

Iogurte  com mel 

Você vai precisar de um copinho de iogurte natural e 2 colheres de sopa de mel. Misture bem até ficar um creme. Passe essa mistura por todo comprimento das mechas e espere 40 minutos antes de lavar normalmente. Finalize como desejar.

Cenoura e babosa

Você vai precisar de quatro folhas de babosa e meia cenoura. Retire o miolo da babosa e rale a cenoura. Misture bem os dois até ficar uma pasta. O ideal é espremer o líquido da mistura, mas você pode aplicá-la diretamente no cabelo. Deixe até 30 minutos e enxague em água corrente. 

Fontes:

http://www.fatecdiadema.com.br/wp-content/uploads/2017/11/unnamed-file-3.pdf

https://repositorio.ucb.br/jspui/bitstream/123456789/8917/1/propriedades-abacate.pdf

http://siaibib01.univali.br/pdf/mascaras-capilares-naturais.pdf

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *