Cronograma Capilar

Cronograma capilar é uma rotina de tratamentos para o cabelo. Essa rotina serve para melhorar a saúde das madeixas com uma série de etapas que repõem os nutrientes que estão em falta. As etapas que compõem o cronograma capilar são: hidratação, nutrição e reconstrução. 

O cronograma capilar não tem restrição, pode ser feito para qualquer pessoa independente do tipo de cabelo. É mais comum mulheres de cabelos crespos e cacheados seguirem o cronograma capilar, pois com a reposição de nutrientes dos cachos ficam saudáveis e definidos. 

Imagem informativa sobre o cronograma capilar.

O preço de um cronograma capilar varia muito. Não há regra de produtos e é possível fazer no conforto de casa. A única regra do cronograma é seguir todas as etapas rigidamente. Só assim é possível atingir um resultado de salão de beleza. 

Uma das maiores vantagens do cronograma capilar, além de poder fazer em casa, é que você mesma pode adaptar o seu cronograma conforme as necessidades do seu cabelo. Com um conhecimento básico das etapas e sobre o seu próprio cabelo, você montará um cronograma personalizado. 

Etapas do Cronograma Capilar

Como dito antes, o cronograma capilar tem três etapas e são elas: hidratação, nutrição e reconstrução. A etapa hidratação é a mais conhecida e geralmente a mais executada, mas nem sempre é de hidratação que o cabelo precisa. 

https://www.youtube.com/watch?v=oOvvWb5F02k

A hidratação serve para repor nutrientes, água e massa ao longo do dia. Já que estão sempre expostos, o cabelo perde constantemente os nutrientes, pode acontecer de a hidratação ser a etapa que mais apareça nos cronogramas por aí. Manter a hidratação no cronograma é garantir que o cabelo não ficará ressecado. Os componentes mais comuns nos produtos de hidratação são: d-pantenol, manteigas vegetais e aloe vera. 

 É importante lembrar que o excesso de uma etapa no seu cronograma significa a perda de nutrientes que só as outras etapas podem repor. O excesso de hidratação no cabelo pode deixar o cabelo com frizz, fraco, poroso, quebradiço e fino. 

A nutrição serve para repor os lipídeos do cabelo, ou seja, as gorduras. É recomendado para quem tem o cabelo mais ressecados. Mesmo quem tem os cabelos oleosos deve fazer essa etapa do cronograma, para deixar os cabelos alinhados e brilhosos.

A nutrição pode ser feita com máscaras com óleos vegetais, como rícino, coco, oliva dentre outros. Ou pode ser feita usando apenas o óleo vegetal. Quando só o óleo vegetal é usado na etapa da nutrição é chamado umectação. O excesso de nutrição deixará o cabelo pesado e sem movimento, devido o acumulo de gordura nos fios. 

A reconstrução é a etapa que devolve a queratina para o cabelo. A reconstrução dos fios repõe a massa, queratina e aminoácidos importantes para a estrutura do fio. Serve para os cabelos com química, que estão sem elasticidade, quebradiços e porosos. É a etapa mais “potente” do cronograma e deve ser feito a cada 14 dias. O excesso de etapas de reconstrução deixa o cabelo com aspecto esticado, sem movimento e duro. 

Como Fazer

Para montar um cronograma capilar você deverá primeiramente fazer um teste de porosidade. A porosidade capilar é quanto o cabelo consegue absorver de água e outras substâncias. Conforme o resultado do teste de porosidade, você adiciona a etapa que mais vai ajudar o cabelo. 

Para fazer o teste será necessário um copo transparente com água. Pegue um fio de cabelo e coloque-o no copo. Deixe 5 minutos e observe o resultado. Se o cabelo boiar, adicione mais etapas de hidratação no seu cronograma. Se o cabelo ficar no meio, adicione etapas de nutrição. Se o fio afundar, significa que as cutículas do seu cabelo estão abertas e perdem os nutrientes rapidamente. Adicione etapas de reconstrução na sua rotina. 

Teste de porosidade.

Cronograma Caseiro

É possível fazer um cronograma capilar com ingredientes que temos em casa. Confira abaixo algumas opções para cada etapa do seu cronograma capilar caseiro.

Hidratação

Um dos ingredientes naturais mais benéficos para manter os cabelos hidratados é a babosa. A babosa é uma planta bem comum e a seiva presente no interior de suas folhas é rico em vitaminas A, C, E, B1, B2, B3, B6 e B12. Para usar a babosa no cabelo vai precisar de uma folha de babosa e 100 ml de água. 

  • Bata no liquidificador a polpa e a folha de babosa com a água;
  • Após lavar o cabelo normalmente, aplique a mistura nos fios como uma hidratação;
  • Deixe por 20 minutos;
  • Enxague bem o cabelo e finalize como de costume.
Babosa.

Outra opção de máscara hidratante caseira é a máscara de banana, mas nessa você precisará de um creme para ser como base. A receita precisa de 1 banana madura, 2 colheres de máscara para cabelo, 100 ml de água.

  • Bata a banana com a água no liquidificador;
  • Misture a banana no creme hidratante;
  • Aplique no cabelo; 
  • Deixe por 30 minutos;
  • Enxague e finalize como de costume. 

Nutrição

O abacate é um potente agente para a nutrição, pois é rico em gorduras que ajudam a manter o cabelo saudável. Para esta receita você usará somente uma metade de um abacate sem caroço e azeite de oliva ou óleo de coco.

  • Bata o abacate no liquidificador até ficar homogêneo;
  • Você pode adicionar um pouquinho de água para a mistura não ficar muito pastosa;
  • Peneire o abacate para evitar depois que pedaços da fruta fiquem no cabelo;
  • Adicione uma colher de sopa de azeite de oliva ou óleo de coco;
  • Misture bem até ficar homogêneo e aplique em toda a extensão do cabelo;
  • Deixe por uma hora e enxague bem. Finalize como de costume.

Outra opção é aplicar somente o óleo de coco ou azeite de oliva no cabelo com os cabelos secos e limpos. 

Óleo de coco.

Reconstrução

Para a reconstrução você precisa de um ovo e de uma máscara para cabelos.  

  • Misture a gema e a clara do ovo;
  • Misture o ovo com duas colheres cheias de máscara para cabelos;
  • Aplique no cabelo por 15 minutos;
  • Enxague bem e finalize como de costume. 

Você pode substituir o ovo por gelatina incolor dissolvida, o efeito da gelatina também é de reconstrução.

Gelatina incolor.

 

Fontes:

https://www.nativadobrasil.net/media/docs/Cronograma_Capilar.pdf

https://pt.scribd.com/doc/126502422/cronograma-capilar

http://www.surgicalcosmetic.org.br/exportar-pdf/4/4_n1_184_pt/Fatores-nutricionais-e-resistencia-da-haste-capilar–estudo-clinico-piloto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *